Escola de Música de Guaramiranga realiza residências artísticas e ações de difusão em parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã e Festival Acordes do Amanhã | AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga
25 de abril de 2017

Escola de Música de Guaramiranga realiza residências artísticas e ações de difusão em parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã e Festival Acordes do Amanhã

Imagem: Divulgação

Em comemoração aos 20 anos da Escola de Música de Guaramiranga, o mês de abril abrigará uma série de atividades de formação e difusão que terão a música como foco central: Trata-se do Projeto Cidade da Arte – Formação musical avançada. Voltado para professores e estudantes dos módulos avançados da Escola e buscando o aprimoramento dos quatro grupos musicais que a integram – Som das Águas (banda de música), Rio das Cordas (violões), Tambores de Guaramiranga (percussão) e Orquestra Cidade da Arte – as atividades acontecerão a partir do dia 21 com residências artísticas que culminarão com apresentações musicais espalhadas por diversos locais da cidade nos dias 29 e 30/04.

As ações da Escola de Música de Guaramiranga contam com a parceria da Plataforma Sinfonia do Amanhã, uma rede de instituições que atuam na formação musical de crianças e jovens do Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, assim como compõem a programação do Festival Acordes do Amanhã, um momento de celebração e difusão do trabalho realizado por essas organizações sociais.

Formação – Residências artísticas e Diálogos Formativos

De 21 a 23 de abril, as residências contarão com a orientação dos professores Catherine Furtado, do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, que ficará à frente das aulas de percussão;de Liu Man Yian, professora de violino e viola da mesma instituição, que ministrará as aulas de cordas, e do maestro Arley França, que tratará em sua residência de Prática de Conjunto.

Na tarde do dia 29, será realizado o encontro Diálogos Formativos, que reunirá professores para tratar sobre educação musical e discorrer sobre suas experiências e expertise na formação de músicos, assim como abordar temas sobre o aperfeiçoamento técnico.

Difusão
Como culminância do projeto, os estudantes que participaram das formações realizarão um mostra dos resultados nos dias 29 e 30 de abril. Na oportunidade, grupos de outras instituições parceiras, assim como profissionais de música, participaram do evento, que irá compor a programação do Festival Acordes do Amanhã. Estarão presentes a Orquestra Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Laura Fiuza, o Coral do Instituto Federal do Ceará, a Banda Sinfônica da Universidade Federal do Ceará entre outras atrações.

PROGRAMAÇÃO
Residências artísticas

22 e 23/4- Percussão – Catherine Furtado – 13h às 18h
21 a 23/4 – Cordas – com profa. Liu Man Yiang – 9h às 17h
22 e 23/4 – Prática de Conjunto – com prof. Arley França – 9h às 17h

Diálogos Formativos – Práticas de ensino e o aprimoramento técnico para estudantes de música
29/4 – 14h
Arley França
Catherine Furtado
Glauber Nocrato
Marcelo Leite
Michel Costa

Apresentações
29/4
Coral do IFCE – Linha da Serra – 17h
Orquestra Jacques Klein do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – Praça do Teatro Municipal – 20h
Escola de Música de Guaramiranga Praça do Teatro Municipal – 21h

30/4
Coral Canto da Casa -Igreja da Matriz – 9h
Grupo 4 em foco, da UFC- Igreja da Matriz – 17h
Banda Sinfônica da UFC- Praça do Teatro Municipal – 20h
Grupo Rio das Cordas, da Escola de Música de Guaramiranga- Praça do Teatro Municipal – 21h

Serviço:
Escola de Música de Guaramiranga – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga
Endereço: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro – Guaramiranga – CE
Fone/FAX: (85) 3321.1405
E-mail: agua@agua.art.br
Site: www.agua.art.br

O Projeto Escola de Música de Guaramiranga/Projeto Cidade da Arte-Formação Musical Avançada é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura– Lei nº 13.811, de 20 de agosto de 2006.

A Plataforma Sinfonia do Amanhã
A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa o aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. No mês de abril, realizará o Festival Acordes do Amanhã em Guaramiranga e em mais 5 cidades do Ceará e em Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, envolvente mais de 1000 artistas da música.

Comentários